Connect with us

Mundo

Por que Muhammad virou nome mais popular na Inglaterra

Published

on


Muhammad ultrapassou Noah como a escolha mais popular para os pais nomearem seus bebês meninos em 2023 O nome já aparecia entre os 10 principais nomes para bebês meninos desde 2016.
Getty Images via BBC
Muhammad foi o nome mais escolhidos por pais e mães para seus bebês na Inglaterra e no País de Gales em 2023, com mais de 4,6 mil registros, segundo o Departamento Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês).
O nome já aparecia entre os 10 principais nomes para bebês meninos desde 2016, mas agora ultrapassou o favorito anterior, Noah.
Há, no entanto, um nível de variação regional, com Muhammad não aparecendo entre os 10 primeiros em três regiões da Inglaterra.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Outras grafias do nome — como Mohammed e Mohammad — também entraram na lista dos 100 mais populares na Inglaterra e no País de Gales.
O ONS considera cada grafia como um nome separado, com diferentes variações de Muhammad que se mostraram populares em anos anteriores.
Muhammed, ou Maomé, foi um líder religioso e político do Oriente Médio, fundador do islã, religião com cerca de 1,9 bilhão de fiéis ao redor do mundo.
De acordo com dados do Censo de 2021, havia 3,9 milhões de pessoas que se identificaram como muçulmanas na Inglaterra e no País de Gales, ou 6,5% do total da população.
Em 2011, eram 2,7 milhões, ou 4,9% do total. É o segundo maior grupo religioso, atrás apenas dos que se definiram como cristãos (40,7% do total).
No Brasil, segundo dados do IBGE de 2010, havia pelo menos 45 pessoas com o nome Muhammad. Outras 24 tinham o nome Maomé.
Influência da cultura pop
Olivia continua sendo a escolha mais popular para bebês do sexo feminino, seguida por Amelia e Isla. Esses três primeiros permaneceram inalterados desde 2022.
As novidades na lista dos top 100 nomes para meninas incluem Lilah, Raya e Hazel, enquanto Jax, Enzo e Bodhi entraram na lista dos meninos.
O ONS disse na quinta-feira que a cultura pop “continua a influenciar” as escolhas de nomes, citando as cantoras Billie Eilish e Lana Del Rey, os filhos da família Kardashian-Jenner, Reign e Saint, e as estrelas de cinema Margot Robbie e Cillian Murphy.
Outros nomes de artistas, como Miley, Rihanna, Kendrick e Elton, também registraram um aumento em 2023. Isso provavelmente se deveu a lançamentos de álbuns, turnês ou apresentações de alto nível de Miley Cyrus, Kendrick Lamar, Elton John e Rihanna, disse o ONS.
Os dias da semana foram mais uma fonte de inspiração para os pais, com nomes como Sunday (Domingo) e Wednesday (Quarta-feira) crescendo em popularidade no ano passado. O ONS estabeleceu uma possível ligação com a série Wednesday da Netflix, que foi lançada no final de 2022.
Quanto às estações do ano, Autumn (Outono) ocupa a 96ª posição na lista e Summer (Verão) a 86ª, subindo 10 posições em relação a 2022, mas 38 posições abaixo de 2013.
Enquanto isso, os nomes da realeza ficaram menos populares em 2023 — um declínio que faz parte de uma tendência contínua.
George, Archie, Harry e Charlotte se tornaram menos populares nos últimos anos, assim como Elizabeth e Charles.
As datas de publicação das escolhas mais populares de 2024 ainda não foram confirmadas.

Anúncios

Mundo

Trump toma posse como presidente dos EUA hoje; SIGA

Published

on


Primeiro compromisso do republicano é uma cerimônia religiosa em Washington às 10h15, no horário de Brasília. Trump retorna à Casa Branca após quatro anos. Trump toma posse como presidente dos EUA hoje; SIGA Primeiro compromisso do republicano é uma cerimônia religiosa em Washington às 10h15, no horário de Brasília. Trump retorna à Casa Branca após quatro anos. Dia será marcado por celebrações. A mais importante delas é o juramento de Trump como presidente, no Capitólio; veja o passo a passo.. O republicano de ve assinar mais de 100 ordens executivas assim que assumir o cargo. Promessas incluem deportação em massa e anistia a invasores do Capitólio.. Diplomacia vê governo Trump como incógnita; saiba como devem ficar as relações entre EUA e Brasil.. Com viés protecionista, primeiras medidas da gestão devem impactar setor de energia e a relação com parceiros comerciais.

Anúncios
Continue Reading

Mundo

Cessar-fogo em Gaza: a libertação de reféns israelenses e o retorno de milhares de palestinos

Published

on


Em Tel Aviv, pessoas se reúnem em praça para assistir a libertação de três reféns do Hamas. Em Gaza, milhares de deslocados voltam para casa após início da trégua. Pessoas esperando a libertação de três reféns, em Tel Aviv
REUTERS
O cessar-fogo entre Israel e Hamas entrou em vigor após um atraso de quase três horas, neste domingo (19). O início da trégua foi adiado após o grupo terrorista demorar para divulgar a lista das primeiras reféns que serão libertadas.
VEJA FOTOS
Pessoas se reúnem em praça para assistir a transmissões da libertação de reféns, em Tel Aviv
REUTERS
Em Tel Aviv, pessoas se reuniram em uma praça para assistir a transmissão da libertação das três reféns que estão mantidas em Gaza desde 7 de outubro de 2023.
Pessoas aguardam a chegada de três reféns do Hamas, em Tel Aviv
REUTERS
As três mulheres fazem parte do primeiro grupo de 33 reféns que serão libertados pelo Hamas nos próximos dias. Em troca, Israel prometeu soltar prisioneiros palestinos e recuar as forças militares dentro da Faixa de Gaza.
Pessoas aguardando a libertação de três reféns do Hamas, em Tel Aviv
REUTERS
PALESTINOS VOLTAM PARA CASA
Palestinos deslocados retornar para suas casas na Faixa de Gaza
REUTERS
Mesmo antes do cessar-fogo entrar em vigor, milhares de palestinos deslocados, com seus pertences, pegaram as estradas em caminhonetes, carroças puxadas por burros e a pé, no norte e no sul da Faixa de Gaza.
Palestino retornando para casa em carroça, no norte da Faixa de Gaza
REUTERS
Palestina voltando para casa com carrinho de bebê, em Gaza
REUTERS
Palestinos voltam para Faixa de Gaza, após cessar-fogo
REUTERS
Palestinos deslocados passam pelos escombros para retornar para suas casas, em Gaza
REUTERS
Após cessar-fogo, palestinos retornam para suas casas em Gaza
REUTERS
De acordo com o texto, 33 reféns do Hamas serão devolvidos na primeira fase da trégua, de 42 dias.
No mesmo período, 737 prisioneiros palestinos serão libertados por Israel, de acordo com o Ministério da Justiça israelense.

Anúncios
Continue Reading

Mundo

Metade dos americanos apoia a deportação de todos os imigrantes ilegais, indica pesquisa

Published

on


Levantamento do jornal The New York Times e do instituto Ipsos indica apoio da população americana às propostas do presidente eleito dos EUA, Donald Trump. Trump conversa com jornalistas em sua propriedade em Mar-a-Lago, em janeiro de 2025
AP Photo/Evan Vucci
Uma pesquisa do jornal The New York Times e do instituto Ipsos divulgada neste sábado (18) indica que 55% dos americanos apoiam a deportação de todos os imigrantes ilegais que estão no país. Outros 42% são contrários, e 3% não souberam ou não responderam.
Se o recorte é sobre a deportação de imigrantes ilegais que entraram no país nos últimos quatro anos, o apoio sobe: 66% afirmam ser favoráveis à medida. Outros 33% se dizem contrários, e 4% não souberam ou não responderam.
O levantamento foi feito entre os dias 2 e 10 de janeiro com 2.128 adultos. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais.
Opinião dos americanos sobre imigração
A deportação em massa é uma das promessas de campanha do presidente eleito Donald Trump, que toma posse na segunda-feira (20).
Segundo o jornal The Wall Street Journal, uma grande operação está planejada para terça-feira (21), tendo como alvo imigrantes ilegais que tenham cometido crimes.
Em relação a esse grupo – imigrantes ilegais que tenham cometido crimes – o percentual de apoio à deportação sobe para 87%. Outros 10% são contrários, 3% não souberam ou não responderam.
Apesar de defender a deportação de adultos que entraram ilegalmente nos EUA, a maior parte da população defende manter a cidadania americana para crianças que nasceram no país e são filhas de imigrantes, bem como para imigrantes que entraram ilegalmente no país quando eram crianças.
Expectativa com governo Trump
A maioria dos americanos acha que Trump vai realizar a maior operação de deportação dos Estados Unidos. Para 80%, é provável que o novo governo faça isso. Outros 17% acreditam ser improvável, e 3% não souberam ou não responderam.
Os americanos também acreditam que o novo governo vai aumentar as tarifas de importação para a China e o México, algo que ele tem defendido como uma forma de diminuir a dependência americana a produtos estrangeiros.
Segundo o levantamento, 81% dos americanos, essas taxas provavelmente ficarão mais altas. Outros 15% acreditam que o aumento é improvável, e 4% não souberam ou não responderam.
Expectativa com novo governo Trump

Anúncios
Continue Reading

0 Items Found

No listings found.

Em alta