Tecnologia
WhatsApp de cara nova, novidade nos canais e mais: veja recursos lançados este ano no aplicativo
Serviço investiu em mudanças no visual incluindo a tonalidade da marca e o estilo dos botões. Nos canais, foram lançadas novas ferramentas de interação entre administradores e seguidores. WhatsApp
Brett Jordan/Unsplash
O WhatsApp apresentou em 2023 novidades com o objetivo de simplificar o uso do aplicativo. Os lançamentos vão de mudanças no visual da plataforma que envolveram até o tom da cor usada pela marca até a chegada de mais recursos para canais.
Um dos principais destaques anunciados no ano passado pelo app da Meta, que também é dona do Facebook e do Instagram, foi o “Canais”, uma espécie de grupo gigante em que pessoas e empresas enviam mensagens para um número ilimitado de usuários.
Para 2024, empresa decidiu liberar o envio de áudios e enquetes nos canais. Também é possível atualizar o status e adicionar mais administradores nesses espaços.
Confira os recursos lançados pelo WhatsApp em 2024 até agora.
WhatsApp permite buscar mensagens por data específica; veja como funciona
Divulgação/WhatsApp
📅 Pesquisa por data
No início deste ano, o WhatsApp passou a permitir que os usuários procurem mensagens por datas específicas.
Basta escolher dia, mês e ano em uma conversa e ver todas as mensagens enviadas naquela data. Também é possível usar esse recurso para localizar fotos, vídeos, links e documentos.
Como buscar mensagens por data:
Abra uma conversa e toque no nome do contato ou grupo;
Vá em “Pesquisar” e, em seguida, toque no ícone de calendário 📅;
Escolha a data para visualizar o conteúdo desejado.
📢 Novos recursos nos Canais
Dentro dos canais de transmissão agora é possível publicar mensagens de voz e enquetes para seus seguidores. Além disso, usuários podem compartilhar em suas páginas de status as atualizações dos canais em que estão inscritos.
O WhatsApp também permitiu adicionar outras pessoas como administradoras de canais. O aplicativo permite manter até 16 pessoas como responsáveis por um canal.
Os múltiplos admins conseguem criar, editar e excluir qualquer atualização. Mas apenas o dono do canal pode apagá-lo.
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WhatsApp mudou posição dos botões no Android e recebeu críticas dos usuários
Reprodução
🪞 Mudança no visual
O aplicativo também ficou de cara nova. Para usuários de Android, as abas com “Conversas”, “Atualizações”, “Comunidades” e “Ligações”, que ficavam no topo da tela, passaram a aparecer na parte inferior.
O tom do aplicativo também mudou, e as cores do aplicativo ficaram mais intensas. O modo escuro ficou mais escuro, e o modo claro, com mais áreas na cor branca. Ícones e botões estão com formatos e cores diferentes.
Segundo a plataforma, as mudanças “foram feitas para proporcionar uma experiência mais moderna no WhatsApp, além de deixar o app mais acessível e fácil de usar”.
✍️ Formatação
O WhatsApp também ampliou as opções de formatação de mensagens. Agora, todo conteúdo pode ser formatado também em listas, citação em bloco e código de programação, por exemplo.
A novidade é somada às opções de negrito, itálico, tachado e monoespaçado, que já estavam disponíveis no aplicativo.
Aprenda a mudar formatação de mensagens no WhatsApp.
Negrito (asterisco antes e depois do trecho).
Itálico (underscore antes e depois do trecho).
Tachado (til antes e depois do trecho): para enviar mensagem com um trecho riscado.
Monoespaçado (três acentos graves antes e depois do trecho): para mensagem adotar estilo de fonte em que todos os caracteres ocupam o mesmo espaço.
Lista de itens (hífen e espaço antes da mensagem): para exibir ingredientes de uma receita ou pontos principais de uma mensagem, por exemplo.
Lista numerada (número seguido de ponto final e espaço antes da mensagem): para destacar ordem de itens como passo a passo.
Citação de bloco (sinal > seguido de espaço antes da mensagem): para destacar trecho de texto e torná-lo mais visível na mensagem.
Código embutido (acento grave antes e depois do conteúdo): para compartilhar trechos de códigos ou comandos usados por programadores.
📌 Fixar três mensagens por conversa
Antes, era possível fixar uma mensagem em uma conversa no aplicativo. Este ano, a plataforma permitiu fixar até três, por chat. Qualquer conteúdo pode ser fixado: texto, emoji, enquete, figurinhas, entre outros.
Como fixar uma mensagem:
pressione a mensagem escolhida e vá em “Fixar”;
escolha a duração da mensagem fixada: 24 horas, 7 dias ou 30 dias;
a mensagem fixada aparecerá no topo da conversa.
Em grupos, os administradores são quem escolhem se todos ou apenas administradores podem fixar uma mensagem.
💬 Filtros de conversas
Para facilitar a organização, o aplicativo criou uma ferramenta que permite ao usuário encontrar conversas a partir de filtros.
Ao abrir o WhatsApp, é possível escolher entre “Todas”, que é a visualização padrão das mensagens, “Não lidas”, apenas mensagens ainda não visualizadas, e “Grupos”, onde aparecerão somente os grupos, incluindo subgrupos das comunidades.
Para selecionar os filtros, basta tocar no ícone que ficará na parte superior da lista de conversas.
Criador de figurinhas do WhatsApp no iPhone
Divulgação/WhatsApp
✂️ Editor de figurinhas
Sem precisar usar aplicativos terceiros, usuários agora podem criar figurinhas no próprio WhatsApp, a partir de uma foto da galeria do iPhone, e editar figurinhas já existentes.
Dá para fazer um corte automático do fundo da imagem, desenhar, escrever, colocar um emoji e até sobrepor um sticker sobre o outro para deixar o resultado mais divertido. A figurinha fica salva e pode ser enviada para outros contatos depois.
Como criar figurinha no WhatsApp
Abra a bandeja de figurinhas (o ícone de sticker à direita da caixa de texto);
Selecione “Criar” e escolha uma imagem da sua galeria;
Personalize a figurinha – é possível escolher recorte e adicionar texto, outros stickers e desenhos;
Confirme a edição e envie na conversa.
Como editar figurinha no WhatsApp
Abra a bandeja de figurinhas (o ícone de sticker à direita da caixa de texto);
Pressione e segure a figurinha que deseja editar;
Selecione “Editar”;
Personalize sua figurinha com texto, outros stickers ou desenhos;
Confirme a edição e envie na conversa.
Outras novidades do WhatsApp em 2024:
👥 Eventos e respostas nas Comunidades: o WhatsApp permite que administradores criem eventos em grupos que fazem parte de comunidades e que membros respondam aos anúncios feitos por administradores nos Grupos de Avisos.
📲 Login sem autenticação SMS no iPhone: usuários podem entrar no aplicativo sem passar pelo método tradicional de autenticação. É possível acessar usando os recursos de biometria, como Face ID ou Touch ID. O recurso já estava disponível para Android desde 2023.
📸 Bloqueio de print de foto do perfil no Android: ao tentar realizar o registro da imagem, seja de contatos salvos ou não, aparece a mensagem: “Não é possível capturar a tela devido à política de segurança”.
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Tecnologia
Projeto do criador do ChatGPT que pretende escanear a íris da população mundial chega ao Brasil
World inicia operação no Brasil com tecnologia que escaneia a íris para distinguir humanos de bots e combater perfis falsos no ambiente on-line. Ponto de escaneamento de íris criado pela World na Índia, em foto de 25 de julho de 2023
Reuters/Medha Singh
A World, projeto cocriado por Sam Altman, CEO da OpenAI, chega ao Brasil nesta quarta-feira (13) com a proposta de escanear a íris da população.
O projeto tem como objetivo auxiliar na distinção entre humanos e robôs criados por inteligência artificial. Entre os potenciais usos da inovação está a prevenção de perfis falsos em sites e redes sociais, por exemplo.
Ele também pode substituir o Captcha (veja na imagem abaixo), uma ferramenta de segurança usada por vários sites para certificar que quem está acessando é um humano e não um robô.
A World afirma que, hoje, uma inteligência artificial já é capaz de enganar essa checagem.
Teste do reCAPTCHA pode ser validado automaticamente em certas circunstâncias
Reprodução
Coleta da irís no Brasil
A empresa começa a coletar as íris de brasileiros interessados em dez pontos da cidade de São Paulo. A World afirma que os endereços estarão disponíveis a partir desta quarta em seu site.
A companhia não detalhou como são e quais são esses locais de coleta, mas disse que eles estarão espalhados em alguns shoppings da cidade. O registro é gratuito para todo os interessados, segundo a World.
Ainda não há prazo para ampliar para outras regiões do Brasil.
Além de Altman, o empresário Alex Blania também participa da iniciativa. Ambos são fundadores da Tools for Humanity, empresa responsável pela operação da World.
A estrutura da World tem três frentes:
World ID, como é chamado o passaporte digital que transforma o registro da íris em uma sequência numérica;
Token Worldcoin (WLD), a criptomoeda que será distribuída como recompensa para todos os inscritos;
World App, o aplicativo que permite fazer transações com a criptomoeda.
Projeto gera polêmica
Apesar de não precisar manter imagens da íris de usuários, a World vem sendo criticada pela falta de detalhes sobre como vai tratar outras informações que coleta. Isso porque a sequência numérica gerada a partir da foto funciona como um dado biométrico, que é considerado sensível.
“Mesmo que a imagem do teu olho tenha ido embora, o identificador único permanece. Existe uma intenção de reutilizar esse sistema e ganhar dinheiro em cima dele fazendo autenticações”, afirmou Rafael Zanatta, diretor do Data Privacy Brasil, em entrevista ao g1 em agosto de 2023.
Para Nina da Hora, do Instituto da Hora, a World levanta questões sobre até que ponto uma organização independente pode coletar qualquer tipo de código genético de pessoas. “É extremamente delicada a afirmação de que precisam invadir a privacidade das pessoas para protegê-las”, disse.
De acordo com Rodrigo Tozzi, gerente de operações da Tools for Humanity, parceira da World, a empresa conversa e trabalha com órgãos regulares em cada país em que atua. No Brasil, ele afirma que vem tratando do assunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Como funciona
Dispositivo usado para criar ‘passaporte digital’ da Worldcoin
Darlan Helder/g1
A “foto” da irís da pessoa é tirada com a câmera Orb (veja na imagem acima) e é usada para criar um código numérico para identificar cada usuário e, de acordo com a World, é apagada logo em seguida.
Segundo a organização, os usuários não precisam compartilhar nome, número de telefone, e-mail nem endereço. O sistema é mais seguro que o reconhecimento facial, diz Rodrigo Tozzi, gerente de operações da Tools for Humanity, parceira da World. Veja como é feita a coleta:
primeiro, os interessados devem baixar um aplicativo, chamado World App;
em seguida, é preciso agendar um horário em um dos locais de verificação;
depois, ela deve ir presencialmente até este local para que a câmera Orb capture uma imagem de alta resolução da íris;
após o registro, a “foto” é criptografada de ponta-a-ponta, enviada ao celular da pessoa e deletada da Orb, segundo a organização.
As ambições da empresa vão além e ela afirma que governos ao redor do mundo podem utilizar sua tecnologia em “processos democráticos globais”. A iniciativa também defende que sua ferramenta pode abrir caminho para a criação de uma renda básica universal.
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Tecnologia
Garantia de celular: qual é o prazo, o que cobre e como ela pode ser acionada
Código de Defesa do Consumidor prevê garantia legal de 90 dias em caso de defeitos em produtos como smartphones, mas fabricantes podem ampliar esse prazo por conta própria. Além da garantia legal, fabricantes de celular também costumam oferecer garantia contratual, em que estendem período de assistência gratuita
Pongsawat Pasom/Unsplash
Falhas na fabricação de produtos como celulares e outros eletrônicos permitem acionar a garantia, em que o cliente não precisa pagar para resolver o problema. Mas qual é o prazo dessa garantia? O que ela cobre? E o que pode ser feito nesse tipo de situação?
As regras aparecem no Código de Defesa do Consumidor, que prevê uma garantia legal em casos de defeitos. Para celulares (e outros produtos e serviços duráveis), a garantia legal é de 90 dias – para itens não duráveis, o prazo é de 30 dias.
📌 O que a garantia legal cobre? É possível usar a garantia de 90 dias se o produto estiver deteriorado, adulterado ou falsificado, bem como se for nocivo à saúde ou se estiver em desacordo com normas de fabricação, distribuição ou apresentação. São os chamados vícios no aparelho.
👉 No caso de “vícios aparentes ou de fácil constatação”, a garantia começa a contar na entrega do produto ou no término da execução do serviço. Para vícios ocultos, ela só passa a valer quando o problema é identificado.
“O vício oculto é exatamente quando não se percebe, quando não consegue constatar, verificar [logo após a compra]. Ele é silencioso até um determinado momento”, explica o diretor de assuntos jurídicos do Procon-SP, Robson Campos.
Se você identificar um defeito de fabricação no celular, acione os fornecedores (loja ou fabricante), que, inicialmente, devem tentar sanar o problema no prazo de 30 dias. Se isso não for possível, você tem o direito de decidir:
📱 substituir por um novo aparelho;
💵 devolver o aparelho e receber de volta todo o valor pago;
🤝 ou ficar com o aparelho e receber de volta parte do valor pago correspondente ao dano do aparelho, como acordado com o fabricante.
E o prazo de garantia de 1 ano?
Além da garantia legal de 90 dias, algumas fabricantes ampliam esse prazo por conta própria. É a chamada garantia contratual, que, para celulares, costuma ser de um ano.
Esta garantia costuma seguir os moldes do que está previsto no Código de Defesa do Consumidor, mas é importante verificar documentos que a fabricante envia junto ao aparelho para entender o que ela abrange.
Em geral, as empresas usam esses termos para informar o que a garantia contratual cobre e não cobre, além de orientações sobre o que fazer para acioná-la.
“A partir do momento em que o fornecedor disponibiliza uma garantia contratual, essa que vem no manual junto do produto, tem que haver informações claras, detalhadas”, diz Campos, do Procon-SP.
Como funciona a garantia estendida?
Antes da comprar ser finalizada, algumas lojas oferecem uma garantia estendida, que aumenta o período da assistência e as situações em que ela pode ser acionada. Esse tipo de serviço é oferecido em um contrato separado.
“A garantia estendida não substitui a garantia legal e a garantia contratual. É um produto específico, em que há uma remuneração específica para o aparelho ter um reparo, uma rede de assistência”, diz Campos.
Posso me arrepender da compra?
👍 A lei prevê o direito de arrependimento, em que é possível devolver o produto e ter o dinheiro de volta até sete dias após a compra, mas isso só vale quando ela acontece fora do estabelecimento, como em compras feitas por internet ou pelo telefone.
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Tecnologia
As influencers de 'corpo perfeito' criadas por IA e patrocinadas por marcas esportivas
Aitana Lopez é uma influenciadora do Instagram que ganha milhares de dólares por mês, mas ela não existe. Aitana Lopez é a mais popular de uma nova onda de influenciadores gerados por inteligência artificial.
Reprodução/Instagram – @fit_aitana
Uma modelo e influenciadora chamada Aitana Lopez, gerada por inteligência artificial (IA), está ganhando milhares de dólares por mês em contratos com marcas e patrocínios para seus criadores baseados em Barcelona, na Espanha.
Lançada há um ano, Aitana tem mais de 330 mil seguidores no Instagram, o que faz dela a mais popular de uma nova onda de influenciadores realistas criados por inteligência artificial.
A jovem de vinte e poucos anos, de cabelo rosa, é apresentada como uma pessoa saudável apaixonada por fitness — e que tem um corpo perfeito no estilo ‘hollywoodiano’.
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Mas os críticos estão preocupados com a mensagem que isso envia às meninas, especialmente porque Aitana está sendo patrocinada por marcas esportivas e de nutrição, mas ela não existe.
Seus criadores são a agência The Clueless, que começou a fazer experimentos com inteligência artificial generativa, porque queria ter mais controle sobre os modelos que usava para campanhas publicitárias.
A agência convidou a BBC para uma sessão de fotos de produção, na qual eles mostraram como criam imagens para o perfil do Instagram de Aitana, assim como vídeos curtos para seus Stories na plataforma.
“Pretendemos sempre tentar fazer com que seja o mais parecido possível com o que um influenciador faria”, explica Sofia Novales, da agência.
A agência The Clueless tira fotos em uma locação para inserir Aitana posteriormente.
Reprodução/BBC
“Tiramos uma foto comigo na imagem, e temos que substituí-la por inteligência artificial, então temos que brincar um pouco com luzes e sombras para torná-la o mais real possível.”
De volta ao estúdio, os designers mostram como é fácil inserir Aitana nas paisagens.
Com apenas alguns cliques, eles são capazes de apagar Sofia e, em seguida, solicitar ao gerador de imagens de inteligência artificial que adicione Aitana.
Poucos segundos depois, o programa de computador apresenta cerca de uma dúzia de imagens de Aitana — em poses diferentes e com roupas diferentes.
Sofia acredita que o sucesso de Aitana não se deve apenas às imagens realistas, mas também aos Stories e às legendas.
Eles dão a impressão de que Aitana é uma influenciadora de verdade, com um estilo de vida glamouroso.
Aitana faz posts patrocinados com produtos e serviços
Reprodução/Instagram – @fit_aitana
A agência não rotula rotineiramente as imagens individuais como criadas por inteligência artificial, mas a conta é classificada como uma criação de IA de acordo com as regras do Instagram.
Há muitos outros influenciadores e modelos gerados por IA inundando o Instagram desde o início do boom da inteligência artificial generativa.
Com apenas algumas frases de texto, os geradores de imagens de IA podem desenhar qualquer imagem que o usuário desejar.
Muitas das modelos criadas por inteligência artificial que estão sendo geradas são diretamente voltadas para o público masculino, com imagens altamente sexualizadas de mulheres.
Alguns críticos, como Danae Mercer, uma influenciadora americana do amor-próprio, advertem que as modelos transmitem uma mensagem errada para meninas e meninos.
Há muitas outras modelos e influenciadoras criadas por inteligência artificial, incluindo @millasofiafin
Reprodução/BBC
“Vejo um grande problema com o surgimento de modelos e influenciadoras criadas por inteligência artificial”, diz ela.
“Acho que elas estão estabelecendo um padrão de beleza irrealista que está próximo o suficiente de ser real, de modo que muitas pessoas que as seguem não percebem que não são reais, especialmente adolescentes, meninas adolescentes.”
Os criadores de Aitana fizeram até anúncios publicitários para marcas esportivas e de nutrição com a modelo posando em academias.
Perguntamos à agência se era eticamente errado ou não fingir que Aitana frequenta a academia e é cuidadosa com sua alimentação para ter um corpo esbelto.
A agência The Clueless argumenta que esse tipo de conteúdo não é diferente da falsa perfeição vista em modelos e influenciadoras reais do Instagram que usam filtros ou retoques.
“Você pode ver isso em toda parte na publicidade. Se você comparar Aitana com o resto dos influenciadores, ela tem a mesma aparência que os outros”, diz Sofia Novales.
Atualmente, a agência está fazendo experimentos com modelos com mais diversidade criadas por inteligência artificial, mas aparentemente elas não são tão populares entre os clientes ou seguidores.
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