Connect with us

Mundo

O que é o Círculo de Fogo do Pacífico e qual a relação dele com o terremoto que sacudiu Taiwan

Published

on


Tremor de magnitude de 7,4 foi o mais forte registrado na ilha em 25 anos. Abalo sísmico deixou dez mortos e mais de mil feridos. Equipes trabalham nesta sexta (5) na demolição de prédio que tombou durante terremoto em Taiwan
I-Hwa CHENG / AFP
Um forte terremoto de magnitude 7,4 deixou dez mortos e mais de mil feridos em Taiwan na quarta-feira (3). O tremor foi o mais forte a abalar Taiwan desde 1999, quando um abalo sísmico de magnitude 7,6 provocou 2.400 mortes.
A ilha fica na região do chamado Círculo de Fogo do Pacífico, a maior zona sísmica do mundo, famosa pela sua incidência de terremotos.
Veja, abaixo, destaques sobre o Círculo de Fogo:
O Círculo de Fogo do Pacífico é uma grande área de 40 mil quilômetros em forma de ferradura que circunda o oceano Pacífico (veja mapa abaixo).
Ele também passa por EUA, Canadá, Rússia, Japão, Sudeste Asiático e Oceania).
A região é marcada pela presença de vulcões e terremotos.
Ao longo do círculo, há pelo menos 450 vulcões ativos e alta incidência de terremotos – 9 em cada 10 tremores registrados no mundo ocorrem dentro dele.
O risco de terremotos é alto em lugares mais elevados ou perto dos limites das placas.
Esta é a área de maior atividade sísmica do mundo. Em média, os sismógrafos captam algum tipo de abalo no Círculo de Fogo a cada cinco minutos. Segundo a Agência Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês), o Círculo de Fogo é resultado das placas tectônicas.
Quando as placas se movem, elas geram uma atividade geológica em suas extremidades. Elas podem se afastar, mas também podem se encostar (gerando tremores de menor intensidade) ou se unir.
Grande parte da atividade vulcânica ocorre ao longo das zonas de subducção, quando uma placa tectônica desliza sob a outra (e se une). A imensa pressão que a placa deslocada para baixo exerce sobre o magma no interior da Terra faz com que se procure um caminho para a superfície no limiar da placa. É assim que nascem os vulcões.
Leia também
VÍDEO: Carros fogem de pedras gigantes em Taiwan, mas um deles é atingido
Terremoto: 400 estão ‘presos’ em hotel de luxo
Mapa identifica a região do Círculo de Fogo do Pacífico
Ciência/G1
LEIA TAMBÉM:
Seis fatos sobre o Círculo de Fogo do Pacífico
Tremores em Taiwan
Segundo as autoridades, quatro pessoas que morreram estavam no condado montanhoso e pouco povoado de Hualien, que fica próximo ao epicentro do tremor, na costa leste da ilha, a cerca de 150 km da capital, Taipei. Diversos imóveis ficaram danificados na região, incluindo dois prédios que tombaram.
A representação diplomática do Brasil em Taiwan afirmou que não tem registro de brasileiros mortos ou feridos no terremoto.
Em entrevista à GloboNews, o diretor do Escritório de Representação do Brasil em Taipei, Miguel Magalhães, falou sobre a situação de cidadãos brasileiros na ilha atingidos pelo tremor. Segundo ele, há mais de 7 mil brasileiros vivendo no território.
VÍDEO: Há décadas, Taiwan investe em prevenção contra terremotos
Há décadas, Taiwan investe em prevenção contra terremotos

Anúncios

Mundo

Trump toma posse como presidente dos EUA hoje; SIGA

Published

on


Primeiro compromisso do republicano é uma cerimônia religiosa em Washington às 10h15, no horário de Brasília. Trump retorna à Casa Branca após quatro anos. Trump toma posse como presidente dos EUA hoje; SIGA Primeiro compromisso do republicano é uma cerimônia religiosa em Washington às 10h15, no horário de Brasília. Trump retorna à Casa Branca após quatro anos. Dia será marcado por celebrações. A mais importante delas é o juramento de Trump como presidente, no Capitólio; veja o passo a passo.. O republicano de ve assinar mais de 100 ordens executivas assim que assumir o cargo. Promessas incluem deportação em massa e anistia a invasores do Capitólio.. Diplomacia vê governo Trump como incógnita; saiba como devem ficar as relações entre EUA e Brasil.. Com viés protecionista, primeiras medidas da gestão devem impactar setor de energia e a relação com parceiros comerciais.

Anúncios
Continue Reading

Mundo

Cessar-fogo em Gaza: a libertação de reféns israelenses e o retorno de milhares de palestinos

Published

on


Em Tel Aviv, pessoas se reúnem em praça para assistir a libertação de três reféns do Hamas. Em Gaza, milhares de deslocados voltam para casa após início da trégua. Pessoas esperando a libertação de três reféns, em Tel Aviv
REUTERS
O cessar-fogo entre Israel e Hamas entrou em vigor após um atraso de quase três horas, neste domingo (19). O início da trégua foi adiado após o grupo terrorista demorar para divulgar a lista das primeiras reféns que serão libertadas.
VEJA FOTOS
Pessoas se reúnem em praça para assistir a transmissões da libertação de reféns, em Tel Aviv
REUTERS
Em Tel Aviv, pessoas se reuniram em uma praça para assistir a transmissão da libertação das três reféns que estão mantidas em Gaza desde 7 de outubro de 2023.
Pessoas aguardam a chegada de três reféns do Hamas, em Tel Aviv
REUTERS
As três mulheres fazem parte do primeiro grupo de 33 reféns que serão libertados pelo Hamas nos próximos dias. Em troca, Israel prometeu soltar prisioneiros palestinos e recuar as forças militares dentro da Faixa de Gaza.
Pessoas aguardando a libertação de três reféns do Hamas, em Tel Aviv
REUTERS
PALESTINOS VOLTAM PARA CASA
Palestinos deslocados retornar para suas casas na Faixa de Gaza
REUTERS
Mesmo antes do cessar-fogo entrar em vigor, milhares de palestinos deslocados, com seus pertences, pegaram as estradas em caminhonetes, carroças puxadas por burros e a pé, no norte e no sul da Faixa de Gaza.
Palestino retornando para casa em carroça, no norte da Faixa de Gaza
REUTERS
Palestina voltando para casa com carrinho de bebê, em Gaza
REUTERS
Palestinos voltam para Faixa de Gaza, após cessar-fogo
REUTERS
Palestinos deslocados passam pelos escombros para retornar para suas casas, em Gaza
REUTERS
Após cessar-fogo, palestinos retornam para suas casas em Gaza
REUTERS
De acordo com o texto, 33 reféns do Hamas serão devolvidos na primeira fase da trégua, de 42 dias.
No mesmo período, 737 prisioneiros palestinos serão libertados por Israel, de acordo com o Ministério da Justiça israelense.

Anúncios
Continue Reading

Mundo

Metade dos americanos apoia a deportação de todos os imigrantes ilegais, indica pesquisa

Published

on


Levantamento do jornal The New York Times e do instituto Ipsos indica apoio da população americana às propostas do presidente eleito dos EUA, Donald Trump. Trump conversa com jornalistas em sua propriedade em Mar-a-Lago, em janeiro de 2025
AP Photo/Evan Vucci
Uma pesquisa do jornal The New York Times e do instituto Ipsos divulgada neste sábado (18) indica que 55% dos americanos apoiam a deportação de todos os imigrantes ilegais que estão no país. Outros 42% são contrários, e 3% não souberam ou não responderam.
Se o recorte é sobre a deportação de imigrantes ilegais que entraram no país nos últimos quatro anos, o apoio sobe: 66% afirmam ser favoráveis à medida. Outros 33% se dizem contrários, e 4% não souberam ou não responderam.
O levantamento foi feito entre os dias 2 e 10 de janeiro com 2.128 adultos. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais.
Opinião dos americanos sobre imigração
A deportação em massa é uma das promessas de campanha do presidente eleito Donald Trump, que toma posse na segunda-feira (20).
Segundo o jornal The Wall Street Journal, uma grande operação está planejada para terça-feira (21), tendo como alvo imigrantes ilegais que tenham cometido crimes.
Em relação a esse grupo – imigrantes ilegais que tenham cometido crimes – o percentual de apoio à deportação sobe para 87%. Outros 10% são contrários, 3% não souberam ou não responderam.
Apesar de defender a deportação de adultos que entraram ilegalmente nos EUA, a maior parte da população defende manter a cidadania americana para crianças que nasceram no país e são filhas de imigrantes, bem como para imigrantes que entraram ilegalmente no país quando eram crianças.
Expectativa com governo Trump
A maioria dos americanos acha que Trump vai realizar a maior operação de deportação dos Estados Unidos. Para 80%, é provável que o novo governo faça isso. Outros 17% acreditam ser improvável, e 3% não souberam ou não responderam.
Os americanos também acreditam que o novo governo vai aumentar as tarifas de importação para a China e o México, algo que ele tem defendido como uma forma de diminuir a dependência americana a produtos estrangeiros.
Segundo o levantamento, 81% dos americanos, essas taxas provavelmente ficarão mais altas. Outros 15% acreditam que o aumento é improvável, e 4% não souberam ou não responderam.
Expectativa com novo governo Trump

Anúncios
Continue Reading

0 Items Found

No listings found.

Em alta